Nós da Clínica Alpha Center Ortopedia e suas Especialidades, apoiamos a obrigatoriedade do transporte de crianças em dispositivos apropriados no banco traseiro. Como ortopedistas, sabemos da gravidade das possíveis lesões nos pequenos transportados de maneira inadequada e é nossa obrigação difundir a necessidade de regulamentação.
A Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) vem em boa hora e determina que o transporte de crianças até sete anos e meio seja feito no banco traseiro em dispositivo de segurança apropriado. A recomendação é que recém-nascidos com até um ano de idade sejam transportados no bebê-conforto voltado para a traseira do veículo. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio devem ser utilizados os elevadores de assento (booster). Crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro e com cinto de segurança
Em 2007 morreram 2.134 crianças em acidentes de trânsito em todo o país. Já em 2008, houve uma redução para 802 mortes.
Pesquisas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indicam que 90% dos motoristas da cidade transportam crianças com até dez anos somente no banco traseiro. Já o cinto de segurança e as cadeirinhas são utilizados por apenas 30% das crianças.