A Artroscopia do Quadril foi desenvolvida e iniciada há mais de 20 anos. Recentemente ocorreu um aumento do número de médicos ortopedistas interessados em utilizar e acima de tudo desenvolver a Artroscopia do Quadril. Anualmente ocorre o Congresso da Sociedade Internacional de Artroscopia de Quadril onde cirúrgiões do mundo todo apresentam seus resultados e discutem novas técnicas.
As cirurgias no quadril sempre necessitaram grandes incisões e o deslocamento da articulação para tratar pequenas lesões ligamentares, deformidades ósseas e lesões de cartilagem. A Artroscopia de Quadril , procedimento minimamente invasivo , representa uma chance para o tratamento dessas doenças com apenas 3 pequenos cortes tendo uma recuperação mais rápida e menor risco de complicações.
Na última reunião da Sociedade Internacional de Artroscopia de Quadril , em outubro de 2010 no México ficaram evidentes os bons resultados da técnica no tratamento de lesões do labrum acetabular, deformidades ósseas do fêmur e da bacia, do impacto femuro acetabular e das pequenas lesões de cartilagem.
Com a evolução dos métodos diagnósticos como a ressonância magnética e a artroscopia do quadril podemos oferecer aos pacientes tratamentos mais seguros e menos agressivos para doenças que anteriormente não tinham boa evolução.