Muitos pacientes tendem a sofrer com dor no ombro em algum período da vida. As principais causas associadas são inflamações e traumas, muitas vezes provocadas por movimentação excessiva, ou por degeneração típica da idade. A dor no ombro é uma queixa comum nos consultórios médicos, perdendo apenas para dor na lombar e nos joelhos.
A dor no ombro é dividida em dois grupos: o de causas traumáticas e o de causas atraumáticas. Ou seja, a primeira é causada por quedas, choques e movimentos bruscos; enquanto a segunda está mais comumente relacionada ao envelhecimento natural do corpo.
Para descobrir qual doença ou alteração específica está afetando o ombro, o médico ortopedista irá realizar exame físico, avaliando a região da dor, e o grau de limitação e movimentação. Também será avaliado se o paciente apresenta crepitações. Se for preciso, exames de imagem serão solicitados para avaliar o grau do comprometimento e a causa específica da dor.
Algumas das principais doenças que podem acometer o ombro são: bursite; tendinite; artrite; capsulite adesiva; fraturas; artrose do ombro; entre outras. O tratamento, na maioria das vezes, será feito com repouso, compressas geladas, analgésicos, anti-inflamatórios, e corticoides (caso necessário). Os casos mais graves precisarão de cirurgia e, posteriormente, sessões de fisioterapia.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Telefone: (11) 5082-1000/ (11) 2339-1074
Whatsapp: (11) 97069-1441