A dor na mão pode acontecer por inúmeros motivos, seja por acidentes do dia a dia, por doenças auto-imunes (como o lúpus e a artrite reumatoide), por movimentos feitos em excesso (causando a tendinite), entre outros. As dores também podem ocorrer tanto quando o paciente estiver movimentando a mão, ou em repouso. Um detalhe é que a dor costuma acontecer no lado dominante.
A dor pode estar relacionada a lesões nos nervos, ossos, músculos e articulações. O bom é que a maioria dos problemas que causam dor nas mãos tem tratamento, que podem levar à cura.
É importante se consultar com um médico ortopedista se você:
- Tem dor persistente na mão;
- Tem dor que aparece repentinamente;
- Tem dor mesmo em repouso;
- Percebe que a mão está inchada;
- Percebe que a mão está quente (por causa de inflamação na área).
O diagnóstico será feito com exame clínico. Em casos de pancadas que possam causar traumas como fraturas e outras lesões, será solicitado um exame de raio-x para avaliar o local. Em certos casos, como o de doenças reumáticas, será necessário exame de sangue. Ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecografia, e outros tipos de exames também podem ajudar o médico a concluir o diagnóstico.
O tratamento depende de cada caso, mas costuma ser feito da maneira conservadora para os casos mais simples, ou seja, com fisioterapia, repouso e uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Já os casos graves podem precisar de intervenção cirúrgica. Em muitos casos as órteses também são escolhidas para que o paciente mantenha a mão em repouso, se recuperando da dor.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Telefone: (11) 5082-1000/ (11) 2339-1074
Whatsapp: (11) 97069-1441